A principal fonte da liderança está na capacidade de entender as pessoas antes de começar a liderá-las. O líder que sabe comunicar sabe ouvir, e por isso estabelece uma relação de confiança com o time.
Os líderes não precisam ser exímios palestrantes, mas devem ter a capacidade de interagir com pessoas e passar uma mensagem que seja persuasiva.
Além disso, devem saber como se comunicar com os diversos níveis de organização, utilizando para isso os recursos tecnológicos disponíveis.
A comunicação pode ser verbal, oral ou escrita, por meio de desenhos, relatórios e e-mails. Também pode ser não-verbal, por meio de expressões e comportamentos traduzidos como linguagem corporal.
Uma pesquisa realizada por James Kouzes e Barry Posner, autores do best-seller "O Desafio da Liderença", revela que apenas 7% do impacto da comunicação é passado pela fala. Já as expressões não verbais contribuem com 55% da mensagem que se quer dar. Os 38% restantes ficam por conta das características vocais do emissor (entonação, ênfase, colocação vocal e volume da voz).
Interrompa a leitura por um momento e reflita:
Tente se lembrar de uma situação recente em que presenciou gestos e posturas que tenham lhe impressionado.
Você é capaz de se lembrar da sua última reunião na empresa ou na família?
É capaz de perceber a linguagem não verbal utilizada pelas pessoas em tais situações?
Comunicação Assertiva
A comunicação deve ser acima de tudo assertiva. Uma comunicação assertiva garante que você foi claro sobre suas necessidades e expressou-as para os outros com respeito. Quando você é assertivo, não há manipulação das pessoas e nem invasão ou agressão.
A comunicação assertiva mantém o foco no problema e não na pessoa. Usa fatos e não julgamentos, assumindo a autoria própria dos pensamentos, sentimentos e opiniões. Você deve entender a posição da outra pessoa, transmitindo que realmente entendeu, apresentando o problema sem ambiguidades.
Mensagens Persuasivas
Criar mensagens persuasivas faz parte do processo de comunicação.
Muitos autores tratam deste tema, mas nós vamos começar recorrendo à filosofia grega.
Atristóteles foi o primeiro a estudar os elementos da persuasão, por volta de 350 aC, por meio da retórica, a arte da oratória e do uso da comunicação persuasiva entre um orador e uma plateia.
Segundo Baldwin (2008), Aristóteles lançou as bases de uma apresentação persuasiva fundamentando em três elementos:
Clique nos tópicos.
Deste modo, não há segredos na hora de conquistar a plateia: o líder deve conhecer sua audiência e saber o que ela valoriza. E assim, compartilhar experiências e argumentos lógicos para estabelecer a comunicação.
A principal fonte da liderança está na capacidade de entender as pessoas antes de começar a liderá-las. O líder que sabe comunicar sabe ouvir, e por isso estabelece uma relação de confiança com o time.
Os líderes não precisam ser exímios palestrantes, mas devem ter a capacidade de interagir com pessoas e passar uma mensagem que seja persuasiva.
Além disso, devem saber como se comunicar com os diversos níveis de organização, utilizando para isso os recursos tecnológicos disponíveis.
A comunicação pode ser verbal, oral ou escrita, por meio de desenhos, relatórios e e-mails. Também pode ser não-verbal, por meio de expressões e comportamentos traduzidos como linguagem corporal.
Uma pesquisa realizada por James Kouzes e Barry Posner, autores do best-seller "O Desafio da Liderença", revela que apenas 7% do impacto da comunicação é passado pela fala. Já as expressões não verbais contribuem com 55% da mensagem que se quer dar. Os 38% restantes ficam por conta das características vocais do emissor (entonação, ênfase, colocação vocal e volume da voz).
Interrompa a leitura por um momento e reflita:
Tente se lembrar de uma situação recente em que presenciou gestos e posturas que tenham lhe impressionado.
Você é capaz de se lembrar da sua última reunião na empresa ou na família?
É capaz de perceber a linguagem não verbal utilizada pelas pessoas em tais situações?
Comunicação Assertiva
A comunicação deve ser acima de tudo assertiva. Uma comunicação assertiva garante que você foi claro sobre suas necessidades e expressou-as para os outros com respeito. Quando você é assertivo, não há manipulação das pessoas e nem invasão ou agressão.
A comunicação assertiva mantém o foco no problema e não na pessoa. Usa fatos e não julgamentos, assumindo a autoria própria dos pensamentos, sentimentos e opiniões. Você deve entender a posição da outra pessoa, transmitindo que realmente entendeu, apresentando o problema sem ambiguidades.
Mensagens Persuasivas
Criar mensagens persuasivas faz parte do processo de comunicação.
Muitos autores tratam deste tema, mas nós vamos começar recorrendo à filosofia grega.
Atristóteles foi o primeiro a estudar os elementos da persuasão, por volta de 350 aC, por meio da retórica, a arte da oratória e do uso da comunicação persuasiva entre um orador e uma plateia.
Segundo Baldwin (2008), Aristóteles lançou as bases de uma apresentação persuasiva fundamentando em três elementos:
Credibilidade Pessoal (Ethos):
Moral. Acreditamos nas pessoas se elas tiverem credibilidade, ou seja, se conhecerem tecnicamente o que estão falando. Se você é próximo do seu público, trabalhe com uma linguagem conhecida pela audiência.
Despertar emoções nos outros (Pathos):
Em grego significa paixão. Consiste em despertar na audiência sentimentos por meio de exemplos, de histórias compartilhadas.
Usar evidências(Logos):
Construir argumentos lógicos e ter evidências que suportem estes argumentos.
Deste modo, não há segredos na hora de conquistar a plateia: o líder deve conhecer sua audiência e saber o que ela valoriza. E assim, compartilhar experiências e argumentos lógicos para estabelecer a comunicação.
A principal fonte da liderança está na capacidade de entender as pessoas antes de começar a liderá-las. O líder que sabe comunicar sabe ouvir, e por isso estabelece uma relação de confiança com o time.
Os líderes não precisam ser exímios palestrantes, mas devem ter a capacidade de interagir com pessoas e passar uma mensagem que seja persuasiva.
Além disso, devem saber como se comunicar com os diversos níveis de organização, utilizando para isso os recursos tecnológicos disponíveis.
A comunicação pode ser verbal, oral ou escrita, por meio de desenhos, relatórios e e-mails. Também pode ser não-verbal, por meio de expressões e comportamentos traduzidos como linguagem corporal.
Uma pesquisa realizada por James Kouzes e Barry Posner, autores do best-seller "O Desafio da Liderença", revela que apenas 7% do impacto da comunicação é passado pela fala. Já as expressões não verbais contribuem com 55% da mensagem que se quer dar. Os 38% restantes ficam por conta das características vocais do emissor (entonação, ênfase, colocação vocal e volume da voz).
Interrompa a leitura por um momento e reflita:
Tente se lembrar de uma situação recente em que presenciou gestos e posturas que tenham lhe impressionado.
Você é capaz de se lembrar da sua última reunião na empresa ou na família?
É capaz de perceber a linguagem não verbal utilizada pelas pessoas em tais situações?
Comunicação Assertiva
A comunicação deve ser acima de tudo assertiva. Uma comunicação assertiva garante que você foi claro sobre suas necessidades e expressou-as para os outros com respeito. Quando você é assertivo, não há manipulação das pessoas e nem invasão ou agressão.
A comunicação assertiva mantém o foco no problema e não na pessoa. Usa fatos e não julgamentos, assumindo a autoria própria dos pensamentos, sentimentos e opiniões. Você deve entender a posição da outra pessoa, transmitindo que realmente entendeu, apresentando o problema sem ambiguidades.
Mensagens Persuasivas
Criar mensagens persuasivas faz parte do processo de comunicação.
Muitos autores tratam deste tema, mas nós vamos começar recorrendo à filosofia grega.
Atristóteles foi o primeiro a estudar os elementos da persuasão, por volta de 350 aC, por meio da retórica, a arte da oratória e do uso da comunicação persuasiva entre um orador e uma plateia.
Segundo Baldwin (2008), Aristóteles lançou as bases de uma apresentação persuasiva fundamentando em três elementos:
Clique nos tópicos.
Deste modo, não há segredos na hora de conquistar a plateia: o líder deve conhecer sua audiência e saber o que ela valoriza. E assim, compartilhar experiências e argumentos lógicos para estabelecer a comunicação.
A principal fonte da liderança está na capacidade de entender as pessoas antes de começar a liderá-las. O líder que sabe comunicar sabe ouvir, e por isso estabelece uma relação de confiança com o time.
Os líderes não precisam ser exímios palestrantes, mas devem ter a capacidade de interagir com pessoas e passar uma mensagem que seja persuasiva.
Além disso, devem saber como se comunicar com os diversos níveis de organização, utilizando para isso os recursos tecnológicos disponíveis.
A comunicação pode ser verbal, oral ou escrita, por meio de desenhos, relatórios e e-mails. Também pode ser não-verbal, por meio de expressões e comportamentos traduzidos como linguagem corporal.
Uma pesquisa realizada por James Kouzes e Barry Posner, autores do best-seller "O Desafio da Liderença", revela que apenas 7% do impacto da comunicação é passado pela fala. Já as expressões não verbais contribuem com 55% da mensagem que se quer dar. Os 38% restantes ficam por conta das características vocais do emissor (entonação, ênfase, colocação vocal e volume da voz).
Interrompa a leitura por um momento e reflita:
Tente se lembrar de uma situação recente em que presenciou gestos e posturas que tenham lhe impressionado.
Você é capaz de se lembrar da sua última reunião na empresa ou na família?
É capaz de perceber a linguagem não verbal utilizada pelas pessoas em tais situações?
Comunicação Assertiva
A comunicação deve ser acima de tudo assertiva. Uma comunicação assertiva garante que você foi claro sobre suas necessidades e expressou-as para os outros com respeito. Quando você é assertivo, não há manipulação das pessoas e nem invasão ou agressão.
A comunicação assertiva mantém o foco no problema e não na pessoa. Usa fatos e não julgamentos, assumindo a autoria própria dos pensamentos, sentimentos e opiniões. Você deve entender a posição da outra pessoa, transmitindo que realmente entendeu, apresentando o problema sem ambiguidades.
Mensagens Persuasivas
Criar mensagens persuasivas faz parte do processo de comunicação.
Muitos autores tratam deste tema, mas nós vamos começar recorrendo à filosofia grega.
Atristóteles foi o primeiro a estudar os elementos da persuasão, por volta de 350 aC, por meio da retórica, a arte da oratória e do uso da comunicação persuasiva entre um orador e uma plateia.
Segundo Baldwin (2008), Aristóteles lançou as bases de uma apresentação persuasiva fundamentando em três elementos:
Credibilidade Pessoal (Ethos):
Moral. Acreditamos nas pessoas se elas tiverem credibilidade, ou seja, se conhecerem tecnicamente o que estão falando. Se você é próximo do seu público, trabalhe com uma linguagem conhecida pela audiência.
Despertar emoções nos outros (Pathos):
Em grego significa paixão. Consiste em despertar na audiência sentimentos por meio de exemplos, de histórias compartilhadas.
Usar evidências(Logos):
Construir argumentos lógicos e ter evidências que suportem estes argumentos.
Deste modo, não há segredos na hora de conquistar a plateia: o líder deve conhecer sua audiência e saber o que ela valoriza. E assim, compartilhar experiências e argumentos lógicos para estabelecer a comunicação.
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