O tema motivação é fascinante e extenso, assunto para muitas teorias e pesquisas, e também para alguns mitos.
Há muitos cursos que dizem que motivam, mas no fundo o máximo que podem fazer é deixá-lo satisfeito, mas não motivado. E você sabe por que isso acontece? A resposta é simples: a motivação é um fator intrínseco, interno. Nada pode motivá-lo a fazer algo que você não queira. Motivação é uma força interna que nos impulsiona na direção de algo, algum objetivo. Já o estímulo é uma força externa que pode provocar a nossa motivação. O motivo da ação.
Você já reparou que muitos conseguem tempo para ir à academia e treinam sem parar? E outros ficam horas no computador a trabalhar? O que os move, além do estímulo, é o fator motivacional.
No ambiente profissional, um gestor deve entender o que estimula a motivação de cada um de seus colaboradores. Afinal, quando se trabalha motivado, muitas tarefas são realizadas, e por meio delas objetivos podem ser alcançados com mais qualidade e eficiência.
Para Mussak (2004), quando se trabalha motivado consegue-se extrair mais felicidade de uma atividade. E quando conseguimos aliar produtividade e felicidade vivemos no melhor dos mundos.
Que tal entender a motivação?
A seguir, você conhecerá detalhadamente uma das mais conhecidas teorias motivacionais.
A Teoria de Maslow
"Dinheiro nunca foi uma grande motivação para mim, exceto como um meio de marcar a contagem. A real excitação é o jogo." (Donald Trump)
A teoria da hierarquia das necessidades, publicada pela primeira vez em 1943 pelo psicólogo americana Abraham Maslow, é uma das mais conhecidas no mundo
Esta teoria é baseada na ideia de que somos motivados por cinco necessidades organizadas de forma hierárquica. Assim, quando uma necessidade inferior é satisfeita, começamos a nos preocupar com uma necessidade superior.
Conheça a pirâmide de Maslow, reproduzida a seguir:
(clique sobre as faixas da pirâmide para conhecer cada uma das etapas)
A teoria de Maslow tem a seu favor a preocupação em destacar as diferenças entre as pessoas, o que implica na necessidade de se encontrar maneiras distintas de motivá-las.
Considera, além disso, quem em diferentes situações as pessoas possam manifestar necessidades diversas.
E agora uma reflexão: Você é capaz de fazer uma autoanálise e verificar em qual nível da pirâmide você se encontra? E qual você mais valoriza? Reflita!
As teorias motivacionais e o papel do líder
Além da que acabamos de ver, há muitas outras teorias motivacionais que podem auxiliar um líder. Diante de tantas opções, você pode se perguntar: Qual delas usar? Não há uma única resposta para esta pergunta.
O líder deve observar as necessidades dominantes de seus colaboradores e entender os aspectos que os levam a um trabalho significativo. Deve também criar um ambiente que propicie estímulos às diferentes motivações dos colaboradores, estejam eles motivados ou não.
Veja a seguir cinco aspectos que um líder deve gerenciar ao enfrentar o grande desafio de despertar a motivação de sua equipe:
Clique nos tópicos.
O tema motivação é fascinante e extenso, assunto para muitas teorias e pesquisas, e também para alguns mitos.
Há muitos cursos que dizem que motivam, mas no fundo o máximo que podem fazer é deixá-lo satisfeito, mas não motivado. E você sabe por que isso acontece? A resposta é simples: a motivação é um fator intrínseco, interno. Nada pode motivá-lo a fazer algo que você não queira. Motivação é uma força interna que nos impulsiona na direção de algo, algum objetivo. Já o estímulo é uma força externa que pode provocar a nossa motivação. O motivo da ação.
Você já reparou que muitos conseguem tempo para ir à academia e treinam sem parar? E outros ficam horas no computador a trabalhar? O que os move, além do estímulo, é o fator motivacional.
No ambiente profissional, um gestor deve entender o que estimula a motivação de cada um de seus colaboradores. Afinal, quando se trabalha motivado, muitas tarefas são realizadas, e por meio delas objetivos podem ser alcançados com mais qualidade e eficiência.
Para Mussak (2004), quando se trabalha motivado consegue-se extrair mais felicidade de uma atividade. E quando conseguimos aliar produtividade e felicidade vivemos no melhor dos mundos.
Que tal entender a motivação?
A seguir, você conhecerá detalhadamente uma das mais conhecidas teorias motivacionais.
A Teoria de Maslow
"Dinheiro nunca foi uma grande motivação para mim, exceto como um meio de marcar a contagem. A real excitação é o jogo." (Donald Trump)
A teoria da hierarquia das necessidades, publicada pela primeira vez em 1943 pelo psicólogo americana Abraham Maslow, é uma das mais conhecidas no mundo
Esta teoria é baseada na ideia de que somos motivados por cinco necessidades organizadas de forma hierárquica. Assim, quando uma necessidade inferior é satisfeita, começamos a nos preocupar com uma necessidade superior.
Conheça a pirâmide de Maslow, reproduzida a seguir:
A teoria de Maslow tem a seu favor a preocupação em destacar as diferenças entre as pessoas, o que implica na necessidade de se encontrar maneiras distintas de motivá-las.
Considera, além disso, quem em diferentes situações as pessoas possam manifestar necessidades diversas.
E agora uma reflexão: Você é capaz de fazer uma autoanálise e verificar em qual nível da pirâmide você se encontra? E qual você mais valoriza? Reflita!
As teorias motivacionais e o papel do líder
Além da que acabamos de ver, há muitas outras teorias motivacionais que podem auxiliar um líder. Diante de tantas opções, você pode se perguntar: Qual delas usar? Não há uma única resposta para esta pergunta.
O líder deve observar as necessidades dominantes de seus colaboradores e entender os aspectos que os levam a um trabalho significativo. Deve também criar um ambiente que propicie estímulos às diferentes motivações dos colaboradores, estejam eles motivados ou não.
Veja a seguir cinco aspectos que um líder deve gerenciar ao enfrentar o grande desafio de despertar a motivação de sua equipe:
Descubra o estímulo
Descubra o estímulo que motiva cada um e que tipo de recompensa é valorizada por cada colaborador da sua equipe.
Seja aquele que direciona
Seja aquele que direciona a equipe para produzir bens e serviços desejados pela sociedade, promovendo nos colaboradores o sentimento de pertencer à empresa, de estar contribuindo socialmente.
Estabeleça metas eficientes
Estabeleça metas eficientes: metas como "Faça o melhor que puder" não funcionam.
Para isso, utilize o conceito de metas SMART (Specific, Measurable, Attainable, Relevant and Time-Bound) ou seja, metas com conteúdo específico e mensurável, atingíveis ou acordadas, realistas e com data para acontecer.
Faça com que os colaboradores...
Faça com que os colaboradores aprendam com a correção dos erros e não com os erros.
Fortaleça seus colaboradores...
Fortaleça seus colaboradores compartilhando responsabilidades e decisões, considerando seus níveis de maturidade.
O tema motivação é fascinante e extenso, assunto para muitas teorias e pesquisas, e também para alguns mitos.
Há muitos cursos que dizem que motivam, mas no fundo o máximo que podem fazer é deixá-lo satisfeito, mas não motivado. E você sabe por que isso acontece? A resposta é simples: a motivação é um fator intrínseco, interno. Nada pode motivá-lo a fazer algo que você não queira. Motivação é uma força interna que nos impulsiona na direção de algo, algum objetivo. Já o estímulo é uma força externa que pode provocar a nossa motivação. O motivo da ação.
Você já reparou que muitos conseguem tempo para ir à academia e treinam sem parar? E outros ficam horas no computador a trabalhar? O que os move, além do estímulo, é o fator motivacional.
No ambiente profissional, um gestor deve entender o que estimula a motivação de cada um de seus colaboradores. Afinal, quando se trabalha motivado, muitas tarefas são realizadas, e por meio delas objetivos podem ser alcançados com mais qualidade e eficiência.
Para Mussak (2004), quando se trabalha motivado consegue-se extrair mais felicidade de uma atividade. E quando conseguimos aliar produtividade e felicidade vivemos no melhor dos mundos.
Que tal entender a motivação?
A seguir, você conhecerá detalhadamente uma das mais conhecidas teorias motivacionais.
A Teoria de Maslow
"Dinheiro nunca foi uma grande motivação para mim, exceto como um meio de marcar a contagem. A real excitação é o jogo." (Donald Trump)
A teoria da hierarquia das necessidades, publicada pela primeira vez em 1943 pelo psicólogo americana Abraham Maslow, é uma das mais conhecidas no mundo
Esta teoria é baseada na ideia de que somos motivados por cinco necessidades organizadas de forma hierárquica. Assim, quando uma necessidade inferior é satisfeita, começamos a nos preocupar com uma necessidade superior.
Conheça a pirâmide de Maslow, reproduzida a seguir:
(clique sobre as faixas da pirâmide para conhecer cada uma das etapas)
A teoria de Maslow tem a seu favor a preocupação em destacar as diferenças entre as pessoas, o que implica na necessidade de se encontrar maneiras distintas de motivá-las.
Considera, além disso, quem em diferentes situações as pessoas possam manifestar necessidades diversas.
E agora uma reflexão: Você é capaz de fazer uma autoanálise e verificar em qual nível da pirâmide você se encontra? E qual você mais valoriza? Reflita!
As teorias motivacionais e o papel do líder
Além da que acabamos de ver, há muitas outras teorias motivacionais que podem auxiliar um líder. Diante de tantas opções, você pode se perguntar: Qual delas usar? Não há uma única resposta para esta pergunta.
O líder deve observar as necessidades dominantes de seus colaboradores e entender os aspectos que os levam a um trabalho significativo. Deve também criar um ambiente que propicie estímulos às diferentes motivações dos colaboradores, estejam eles motivados ou não.
Veja a seguir cinco aspectos que um líder deve gerenciar ao enfrentar o grande desafio de despertar a motivação de sua equipe:
Clique nos tópicos.
O tema motivação é fascinante e extenso, assunto para muitas teorias e pesquisas, e também para alguns mitos.
Há muitos cursos que dizem que motivam, mas no fundo o máximo que podem fazer é deixá-lo satisfeito, mas não motivado. E você sabe por que isso acontece? A resposta é simples: a motivação é um fator intrínseco, interno. Nada pode motivá-lo a fazer algo que você não queira. Motivação é uma força interna que nos impulsiona na direção de algo, algum objetivo. Já o estímulo é uma força externa que pode provocar a nossa motivação. O motivo da ação.
Você já reparou que muitos conseguem tempo para ir à academia e treinam sem parar? E outros ficam horas no computador a trabalhar? O que os move, além do estímulo, é o fator motivacional.
No ambiente profissional, um gestor deve entender o que estimula a motivação de cada um de seus colaboradores. Afinal, quando se trabalha motivado, muitas tarefas são realizadas, e por meio delas objetivos podem ser alcançados com mais qualidade e eficiência.
Para Mussak (2004), quando se trabalha motivado consegue-se extrair mais felicidade de uma atividade. E quando conseguimos aliar produtividade e felicidade vivemos no melhor dos mundos.
Que tal entender a motivação?
A seguir, você conhecerá detalhadamente uma das mais conhecidas teorias motivacionais.
A Teoria de Maslow
"Dinheiro nunca foi uma grande motivação para mim, exceto como um meio de marcar a contagem. A real excitação é o jogo." (Donald Trump)
A teoria da hierarquia das necessidades, publicada pela primeira vez em 1943 pelo psicólogo americana Abraham Maslow, é uma das mais conhecidas no mundo
Esta teoria é baseada na ideia de que somos motivados por cinco necessidades organizadas de forma hierárquica. Assim, quando uma necessidade inferior é satisfeita, começamos a nos preocupar com uma necessidade superior.
Conheça a pirâmide de Maslow, reproduzida a seguir:
A teoria de Maslow tem a seu favor a preocupação em destacar as diferenças entre as pessoas, o que implica na necessidade de se encontrar maneiras distintas de motivá-las.
Considera, além disso, quem em diferentes situações as pessoas possam manifestar necessidades diversas.
E agora uma reflexão: Você é capaz de fazer uma autoanálise e verificar em qual nível da pirâmide você se encontra? E qual você mais valoriza? Reflita!
As teorias motivacionais e o papel do líder
Além da que acabamos de ver, há muitas outras teorias motivacionais que podem auxiliar um líder. Diante de tantas opções, você pode se perguntar: Qual delas usar? Não há uma única resposta para esta pergunta.
O líder deve observar as necessidades dominantes de seus colaboradores e entender os aspectos que os levam a um trabalho significativo. Deve também criar um ambiente que propicie estímulos às diferentes motivações dos colaboradores, estejam eles motivados ou não.
Veja a seguir cinco aspectos que um líder deve gerenciar ao enfrentar o grande desafio de despertar a motivação de sua equipe:
Descubra o estímulo
Descubra o estímulo que motiva cada um e que tipo de recompensa é valorizada por cada colaborador da sua equipe.
Seja aquele que direciona
Seja aquele que direciona a equipe para produzir bens e serviços desejados pela sociedade, promovendo nos colaboradores o sentimento de pertencer à empresa, de estar contribuindo socialmente.
Estabeleça metas eficientes
Estabeleça metas eficientes: metas como "Faça o melhor que puder" não funcionam.
Para isso, utilize o conceito de metas SMART (Specific, Measurable, Attainable, Relevant and Time-Bound) ou seja, metas com conteúdo específico e mensurável, atingíveis ou acordadas, realistas e com data para acontecer.
Faça com que os colaboradores...
Faça com que os colaboradores aprendam com a correção dos erros e não com os erros.
Fortaleça seus colaboradores...
Fortaleça seus colaboradores compartilhando responsabilidades e decisões, considerando seus níveis de maturidade.
Os Termos de Uso especificados neste documento representam um acordo entre o Centro de Ensino Superior Strong o OpenCourseWare e os participantes dos cursos gratuitos disponibilizados no programa OCW ESAGS.
O OCW ESAGS permite a realização de cursos gratuitamente, por qualquer usuário, desde que aceito as especificações abaixo.
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